Sobre a história da Arquitetura e seu elos:
- Júlia Mendes
- 28 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
A arquitetura se refere à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção, sendo uma técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é composta por princípios, normas, técnicas e materiais utilizados pelo arquiteto para criar um espaço arquitetônico.
Na história da tecnologia, os avanços contemporâneos e inovações em diversos campos da tecnologia tem surgido na convergência tecnológica de diferentes sistemas. Pela perspectiva de mercado, tecnologias emergentes são todos os tipos de inovações técnicas, representando progresso dentro de uma área, tendo como finalidade a vantagem competitiva.
"Arquiteturas são modelos de organização. A arquitetura de computador tem a ver com como o computador é organizado; a arquitetura de software descreve a forma como os programas de computador se organizam. O mundo da computação tem se tornado cada vez mais complexo. Nas grandes empresas existem milhares de computadores, servindo a milhares de usuários simultâneos, a velocidades crescentes, interligados a sistemas de diferentes procedências e linguagens. Esse mundo extenso, profundo, rápido e diverso só é controlável porque existem padrões que regulam seus componentes e a forma como se interligam. Esses padrões são as arquiteturas." ( Visto em: http://www.sciere.com.br/index.php/publicacoes/5--4/file)

Durante as aulas de TEC- Tecnologia das Construções, foi apresentado alguns temas como: arquitetura renascentista, classica e modernista, crítica pós moderna dos anos 50 aos anos 80, arquitetos com a tecnologia em prática, mapa mental, desing paramétrico, fabricação digital e geometria, que vão compor os estudos das tecnologias construtivas.
Resumidamente, segue a explicaçao de cada tipo dessas arquiteturas:
A Arquitetura Renascentista é aquela produzida durante o período de Renascimento europeu. Ela é caracterizada por ser um momento de ruptura da História da Arquitetura nos meios de produção, linguagem e teoria da arquitetura.
A Arquitetura Clássica refere-se principalmente a Arquitetura Grega e de algum modo inspirada e baseada na Arquitetura Romana, Renascentista e Neoclassicista, sendo que o classicismo não tem época definida pois se difunde com várias outras arquiteturas. De acordo com o autor do livro “A Linguagem Clássica da Arquitetura”, John Summerson, a Arquitetura Clássica pode ser definida como: "um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo – o mundo clássico" (Grécia e Roma).
A Arquitetura Modernista foi produzida durante grande parte do século XX, sendo que uma das principais características desse estilo é a rejeição dos estilos históricos, principalmente devido a ornamentação dos outros estilos que seria um inimigo a ser combatido pelos modernistas. Juntamente com isso havia outro objetivo que era a criação de espaços e objetos abstratos, geométricos e mínimos.
Crítica pós moderna dos anos 50 aos anos 80 é um conceito que designa a condição sócio-cultural e estética que acontece depois do modernismo, porém alguns dizem que o pós-modernismo é apenas uma continuação do modernismo. A estética pós-moderna apresenta diferenças fundamentais em relação a tudo o que veio antes dela, incluindo todas as estéticas modernistas. Os próprios critérios-chave da estética moderna, do novo, da ruptura e da vanguarda são desconsiderados pelo Pós-Moderno.
A tecnologia na arquitetura em geral tais quais: design paramétrico, a fabricação digital e a geometria, podem ser vistas de diversas formas em meio a arquitetura, ou seja, no processo de criação, desenvolvimento, criação e construção. Nos tempos de hoje, a tecnologia é um dos fatores principais para que ela se concretize, sendo praticamente impossível desassocia-las.
Todos esses “tipos” de arquitetura vão se relacionar e complementar em cada arquiteto de maneira diferente, adicionando características em seus estilos e mandeiras de projetar. Ao realizar suas arquiteturas cada um vai se inspirar e se dedicar naquele momento que mais se identifica, sendo muito importante para todos os estudantes o entendimento de cada um desses citados a cima.
Após o estudo dessas variáveis da arquitetura, fizemos alguns trabalhos que será visto nos próximos posts.
Comments