Experiência projetual final:
- Júlia Mendes
- 1 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
No nosso último exercício realizado em sala nas aulas de TEC, experimentamos o software Rhinoceros acompanhado do Grasshopper.
Durante as duas últimas aulas o professor propôs um exercício a mão livre pelo software, no qual fizemos uma geometria da nossa preferência e fomos delegando os comandos, como: multiplicar, tridimensionar e rotacionar, aprendendo as experiências que a tecnologia nos proporciona.
Na terceira e última aula, concluimos os primeiros passos de familiarização do programa para escrever e publicar essa postagem. A seguir, as imagens da nossa última experiência:

O primeiro passo após abrir o Rhinoceros, foi abrir o Grasshopper digitando seu nome na caixa de comandos na parte superior da interface, como vemos na primeria imagem. Na segunda, já vemos o Grasshopper aberto.
2. Posicionamos na face do Rhinoceros a perspectiva maximizada, tendo uma melhor visão da câmera e em seguida fizemos um desenho com uma curvatura qualquer. Demos dois cliques com o botão esquerdo do mouse para abrir a caixa de comando do Grasshopper. Digitamos a palavra curve e com o botao direito clicamos em Set one curve, associando o desenho com o comando.
3. Adicionamos outro comando, nomeado de Mirror para espelhar o desenho realizado e depois o comando XZ para que o desenho espelhasse nesse eixo.
4. Ligamos os comandos já dados anteriormente e direcionamos outros que podemos ver na segunda imagem. Adicionamos o comando Divide Curve e o Number Slide. No primeiro, foi necessário dois, já que tínhamos espelhado o desenho anteriormente, ele é utilizado para fazer com que a curva se divida. Para ativar o segundo comando, basta dar dois clique com o botão esquerdo e digitar o número desejado (na imagem 30), ele foi utilizado para mostrar ao software em quantas partes gostaríamos que o desenho se dividisse. Na imagem da esquerda podemos observar vários X que são as marcar nas quais serão divididas.
5. Na primeira imagem, colocamos outro comando chamada Line, que formou linhas entre os dois desenhos nos X marcados para as divisões. Na segunda imagem, adicionamos um comando chamado Evalue Curve e Number Slide, que serviram para encontrar o meio das linhas, como se pode ver na parte esquerda da imagem.
6. Agora foi colocado o Move e Unit Z, que serviram respectivamente para mover no eixo Z essa marcação no meio das linhas. Depois, foi adicionado outros comandos, como se pode ver na imagem, para que determinasse a altura que essas marcações deveriam estar posicionadas dentro do eixo Z.
7. Foi adicionado o comando Arc 3 points, que é um arco que será ligado em 3 pontos. Ele foi conectado com aquele Move adicionado anteriormente. O ponto A é do esquerdo, ponto B o superior (no meio) e o ponto C do lado direito. Na segunda imagem podemos observar a forma final da ligação e suas conexões.
8. O último comando inserido é o Loft que tem a função de unir as linhas formando uma camada única, como podemos verificar na imagem do lado esquerdo. Nela, também podemos verificar, que foi selecionado todos os comando com o botão esquerdo do mouse, com exceção do Loft que foi deixado de fora da seleção.
9. Com o scroll do mouse clicamos e selecionamos a imagem em que o esboço do rosto está vendado, ele tem a função de esconder todos os comandos anterioramente selecionados. Ai está o motivo do comando Loft ter ficado fora da seleção, pois caso ele tivesse sido incluido todo o desenho seria "escondido". Para desfazer essa ação, basta clicar novamente com o scroll do mouse e selecionar o esboço do rosto sem a venda, todos os comandos reaparecerão. Na segunda imagem, podemos ver como ficou o desenho final.
Podemos associar essa experiência com o curso de arquitetura, para projetarmos e pesquisarmos sobre novas formas e designs para ser aplicado em nossos projetos. O programa tem diversos comandos que nos dá várias formas de chegar até a forma final desejada.
Em minha opnião, achei o software simples e extremamente funcional, sendo que minha única dificuldade foi saber as ligações corretas entre os comandos, o que pode ser um impecílio durante a utilização do programa. Entretando, também acho que com o uso frequente, esse problema vai ser minimizado a cada projeto.
Aqui se encerra as postagens a respeito das aulas de Tecnologia da Construção IV, realizada no 5° período do curso se Arquitetura e Urbanismo. Com ele, eu e todos os alunos podemos trocar informações sobre os conhecimentos passados durante as aulas. Esse será um meio de comunicação entre alunos, professores e espectadores que buscam compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais sobre Arquitetura, tecnologia e seus elos.
Comments