top of page

SIGA

Referências projetuais:

  • Júlia Mendes
  • 24 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

A tecnolgia está cada vez mais presente em todos os ramos, e na arquitetura não seria diferente. Ela age como elemento chave e facilitador em todos os contextos. No caso, estudamos a tecnologia através de softwares que auxiliam na exploração de formas, texturas e modelos de arquitetura.

A seguir, algumas referências de projetos/arquitetos que aplicam os conceitos previamente estudados:

  • Zaha Hadid:

Nos dias de hoje, Zaha Hadid ganha mais destaque pela tecnologia que utiliza em seus projetos, com modelos paramétricos influenciando suas diretrizes.

A seguir, temos um exemplo de seus projeto, no qual ela utiliza o conceito de Desing Paramétrico:


1357573294-beko-04-1000x625.jpg

O Plano Maestro tem como objetivo transformar a fábrica, atualmente inacessível, próximo ao centro cultural de Belgrado. Com todo o pavimento térreo destinado a espaço público, o complexo de 94.000m² contará com zonas residenciais, comerciais e varejo, um centro de convenções, hotel boutique. Espaços públicos e privados, interiores e exteriores se fundem e confundem através de linhas contínuas e "infinitas", uma vez que todos os ambientes estão destinados a se conectarem em uma harmonia entre si.

  • DRS + FARMM:

Na imagem, vemos um pavilhão construído a partir da tecnica de fatiamento, sendo uma inicitiva dos estudantes do Directed Reserch Studio da McGrill School of Architecture, localizada em Montreal, investigando novos metódos de prática em um contexto acadêmico.


blog 2.jpg

O pavilhão ocupa uma área de 8,8mx6,7m com altura de 33,7m em frente ao campus da universidade. Sua complexidade geométrica permite a pesquisa através da modelagem paramétrica e fabricação digital. A escolha da forma, exegiu uma grande repetição de componentes similares para resolver a curvatura em constante mudança.


Para chegar em sua forma final com tamanha complexidade, a equipe utilizou o programa Grasshopper (que veremos em breve), cocneituando diversas formas. Ele foi fabricadoa partir da fabricação digital, apesar de poder ser fabricada por uma tecnologia convencional.

  • Joris Laarman:

A seguir veremos a futura ponte de Amsterdã, projetada pelo designer holandês Joris Laarman, produzida em aço, através da tecnologia de fabricação digital. Laarman a descreve como "metáfora fantástica para conectar a tecnologia do futuro com o passado da cidade, de uma maneira que revelaria os melhores aspectos de ambos os mundos".

b1.jpg

O objetivo principal por trás do projeto é a possibilidade da criação de um canteiro de obras automatizado. Isso seria totalmente confiável e gerenciado, além de sustentável devido a sua eficiência energética e minimização de resíduos construtivos.

A localização da ponte ainda não foi anuncianda, mas o progresso do projeto será aberto em exposição ainda esse ano.

  • WinSun New Materials:

Essa empresa de arquitetura Chinesa já construiu mais de 10 casas de 200m², em torno de 24horas cada uma, utilizando impressoras 3D, e agora, na cidade de Suzhou, ergueu um prédio de 5 andares a partir da tecnologia tridimensional.

Para imprimir uma edificação é necessário desenhos no CAD, no qual o cliente pode escolher um modelo básico e personalizá-lo se for de sua preferência. Para que possa ser realizada a impressão é necessário: impressora 3D, 20 pés de altura, 33 pés de largura e 132 pés de comprimento.

A seguir, alguns links que os levarão diretamente a exemplos de Design Paramétrico, Fabricação Digital e Geomteria, estando eles todos estrelaçados e ligados diretamente uns aos outros:


 
 
 

Kommentare


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page